Áreas do desenvolvimento infantil e dicas básicas para estimulá-las.

O que é desenvolvimento motor grosso?

São atividades que os grandes músculos desempenham, tem relação com ações que envolvem sustentar a cabeça, rolar, sentar, andar, correr e pular.

Pensando nisso, vamos estimular brincando?

1 - Sustentação da cabeça:

Com o seu bebê deitado de barriga para baixo, utilizar um brinquedo com cores vivas, que cause interesse por parte do seu bebê e/ou que faça barulho, coloque-o onde ele possa ver e ouvir, estimule-o a olhar ou seguir o som do brinquedo, mantenha-o sempre em uma posição que o bebê fique com a cabeça levantada (FILLIZZOLA, 2017)¹.


Fonte da imagem: https://www.pexels.com/photo/babies-baby-baby-girl-cute-girl-1229234/

2 - Brincadeira de rolar:

Coloque seu bebê deitado de barriga para cima, coloque um brinquedo que cham a atenção ao lado da criança, onde ela possa enxergá-lo, mostre-o e coloque onde a criança tente alcançar. Com uma de suas mãos empurre na direção do brinquedo somente as pernas do seu bebê, gerando estímulo para que a criança reaja e se esforce com os braços tentando rolar na direção do brinquedo (FILLIZZOLA, 2017)¹.


Fonte da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adoravel-encantador-cativante-bebe-3875083/

O que é desenvolvimento motor fino?

São atividades que exigem a coordenação motora fina (VENTURELLA, 2013)².
Por exemplo: autocuidado, escrever, pintar, apertar e manipular pequenos objetos.

Pensando nisso, vamos estimular brincando?

1 - Desenho e contorno com botões:

Desenhar qualquer figura com o lápis e contornas as extremidades do desenho utilizando botões de roupa, tampas de garrafas pet e até mesmo bolinhas de papel coloridas, lembrar de estimular a criança para que use ambas as mãos, sempre com os dedos em forma de "pinça".


Fonte da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/176694/ 

2 - Manipular pequenos objetos:

Pedir para que a criança faça bolas com massa de modelar, em seguida fazer com que ela coloque e retire as massas dos copos, diminuir a quantidade e o tamanho das massas para aumentar a dificuldade. Lembrar de utilizar ambas as mãos e buscar o movimento de "pinça" com os dedos.


Fonte da imagem: https://www.pexels.com/photo/person-making-clay-figures-1449934/ 

O que é interação pessoal-social?

Todo comportamento da criança frente a estímulos culturais, sendo estes do meio em que vive e das pessoas com que convive (MORAES, 2010)³.

Pensando nisso, vamos estimular brincando?

1 -  Dica geral:

Nesta área de estimulação as brincadeiras podem ser mais abrangentes, visando a interação entre crianças. Utilizar de ferramentas como músicas, rodas de canto, associando gestos e estimulando cooperação entre todos os participantes.


Fonte da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/258016

O que é linguagem?

Esta área engloba as percepções de sons, imagens e suas respostas, sendo assim, as expressões perante tudo o que acontece no entorno da criança (MORAES, 2010)³.

Pensando nisso, vamos estimular brincando?

1 - Dica geral:

Nesta área devemos utilizar brincadeiras mais simples! Cantarolar ações, canções de ninar, cantar partes do corpo na hora do banho, desta forma a criança irá associar o que ela vê com o que ela houve, desenvolvendo a memória e a linguagem.
Obs: NUNCA DEIXAR O BEBÊ/CRIANÇA SOZINHA PERTO DE BANHEIRAS, BALDES, PISCINAS, RIOS, MAR E ETC...

Fonte da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/agua-alegre-banheira-banho-914253/

Referências
1 - FILLIZZOLA, Fernanda et al. Desenvolvimento Motor Grosso em crianças frequentadoras e não frequentadoras de creches e fatores associados. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, São Paulo, v.14, ed.34, pg. 100-111, 2017. Disponível em: <http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/811/u2017v14n34e811>.

2 - VENTURELLA, C.B. et al. Desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 18 meses de idade. Diferenças entre os sexos. Motri., Vila Real, v.9, n.2, pg. 3-12, Abril, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200002&lng=pt&nrm=iso>.

3 - MORAES, Márcia Wanderley de et al. Teste de Denver II: avaliação do desenvolvimento de crianças atendidas no ambulatório do Projeto Einstein na Comunidade de Paraisópolis. Einstein (São Paulo), São Paulo, v.8, n.2, pg. 149-153, Junho, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.com.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000200149&lng=en&nrm=iso>.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeiras I

Calendário semanal