Você sabe o que é vulnerabilidade social no desenvolvimento infantil?

Desenvolvimento infantil   

    Como é descrito em várias literaturas, o desenvolvimento neuropsicomotor infantil é um processo contínuo com relação a idade, está diretamente ligado à mudanças e experiências pelas quais o indivíduo passa e adquire habilidades motoras, que progridem de movimentos simples e desorganizados para movimentos mais organizados com maior complexidade¹.
    Diversos fatores podem colocar em risco o curso natural do desenvolvimento, estes chamados de fatores de risco, são condições desfavoráveis que aumentam a probabilidade de déficit no período do desenvolvimento infantil, ou seja, que podem de alguma forma atrapalhar o aprendizados das habilidades do seu filho².    

Quais são as principais causas de atraso no desenvolvimento?

    Baixo peso ao nascer, distúrbios cardiovasculares, respiratórios e neurológicos, infecções, desnutrição e outros problemas de saúde.
    Mas o assunto a ser discutido é a VULNERABILIDADE SOCIAL!

Vulnerabilidade social

    É o conceito dado ao grupo de indivíduos que estão à margem da sociedade, em situação de fragilidade material ou moral relacionado aos fatores socioeconômicos.
    A questão socioeconômica pode interferir diretamente no processo de desenvolvimento da criança, tanto por falta de investimento daqueles que possuem condição de realizar atividades voltadas para o estímulo, quanto das famílias que devem dar prioridades para outros assuntos e acabam negligenciando o desenvolvimento infantil¹.
    Falta de investimento financeiro, faz com que a criança não tenha acesso a brinquedos, áreas de lazer e diversas outras oportunidades de estímulo¹.
    O nível de escolaridade dos familiares também é outra questão que interfere diretamente no desenvolvimento, a falta de conhecimento faz com que a criança não tenha a estimulação necessária e/ou que as questões de saúde sejam deixadas em segundo plano, atraso das vacinas é um dos exemplos¹.
    Esses são alguns dos exemplos que mais acontecem no cotidiano das famílias e que precisam ter uma atenção redobrada para buscar a solução.

Mas e a solução?

    Por parte da fisioterapia, seria o mapeamento para saber a situação atual e onde se encontram essas famílias, para que apliquem programas de políticas públicas, buscando a prevenção de qualquer um dos agravos e a recuperação dos casos que já foram diagnosticados com algum atraso no desenvolvimento, além de orientar a família com maneiras de estímulos adaptadas, que estejam ao alcance de todos.

    Fique atento para as próximas postagens sobre brincadeiras acessíveis!

Fonte da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/bebe-bonitinho-brincar-brinquedo-163768/

Referências
1 - DELGADO, Daiane Alves et al. Avaliação do desenvolvimento motor infantil e sua associação com a vulnerabilidade social. Fisioter. Pesqui. [online], São Paulo, vol.27, n.1, pg. 48-56, Janeiro 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-29502020000100048&script=sci_abstract&tlng=pt>.
2 - WILLRICH, Aline et al. Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Rev Neurocienc 2009; 17(1): 51-56. Disponível em: <http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%202009%201/226%20.pdf>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas do desenvolvimento infantil e dicas básicas para estimulá-las.

Brincadeiras I

Calendário semanal